DISCIPLINA:
Português, Artes, Geografia
PUBLICO ALVO: Ensino Médio
ASSUNTO: MEIO AMBIENTE
TEMA: FÚRIA DO MEIO AMBIENTE
RESPONSAVÉL: ELISABETH ROCHA BARROS
PERIODO: 05 A 11/2011
INTRODUÇÃO
'Uma comunidade sustentável vive em harmonia com seu meio ambiente e não causa danos a meios ambientes distantes ou a outras comunidades - agora ou no futuro. A qualidade de vida e os interesses das futuras gerações são mais valorizados do que o crescimento econômico ou o consumo imediato. '
' Caring for the Earth' UNEP
Conferências, debates em prol do meio ambiente tem sido feito no sentido de preservar e conservar, porém os resultados não aparecem, a natureza está em fúria, terremoto, tsunami, maremoto, tufão e tornados tem sido arrasador dizimando população quase que por completa.
Sabe – se que o Meio Ambiente não se restringe apenas ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais. E a preocupação hoje é a sustentabilidade do planeta em que homem e seu relacionamento constitui peça chave no desencadeamento deste processo de preservação e conservação, melhorando assim a qualidade de vida para a atualidade e consequentemente para as gerações futuras.
Para tanto, enfatizar – se- á neste trabalho pequenas ações que se levadas a sério contribuirão em muito para amenizar os desperdícios e impactos ambientais.
MUDAMOS NOSSAS ATITUDES OU DEIXAMOS DE EXISTIR!
OBJETIVO GERAL
Propor reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.
Conhecer a desarmonia ambiental brasileira, levantando causas, conseqüências e sugestões para sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 – Identificar as causas do desequilíbrio natural priorizando as questões:
· Aquecimento global e o clima
· Extinção, desmatamento e queimadas
· Poluição (água, solo, ar, sonora e visual)
· Desigualdades sociais: minoria (pobres ,negros e índios)
2 – Apresentar proposta de sustentabilidade
DESENVOLVIMENTO
1 – Leitura: A parábola do planeta azul e A parábola do Planeta azul II – Fernando Carraro; O Camaleão que queria ser gente – Gilmar Pereira
2 – Pesquisar sobre as catástrofes brasileiras, levantando causas e conseqüências
3 – Fazer um estudo da Agenda 21 para o Brasil e Formular uma agenda para o meio ambiente escolar e apresentá- La
4 - Discussões em sala sobre :
- A leitura e pesquisa feita
- Uso e costumes sustentáveis dos recursos naturais e o papel das políticas públicas;
5 - Distribuir folhetos com sugestões de preservação nos bairros da cidade
6 – Apresentar conclusões das aprendizagens em forma de musica, parodia, dramatização, pantomima, diálogo, ladainha, murais com sugestões de sustentabilidade, mapa do Brasil com localização de degradação ambiental, produção textual relacionando atitudes preconceituosas e desequilíbrio ambiental e vídeos
7 – No Blog http://elisabeth.blogspot.com.br há um questionamento comente – o: “Desarmonia Ambiental: Causa Natural ou Interferência Humana?”
RECURSOS
· DVD
· Livros
· Revistas
· Computadores c/ internet
· Xerox
AVALIAÇÃO
· Participação
· Pontualidade
· Desempenho
REFERENCIAS
www.mundojovem.com.br – JUNHO/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário